Início do conteúdo

19/02/2014

Teste NAT de Bio-Manguinhos passa a ser obrigatório em bancos de sangue do país

Paulo Schueler


No final da primeira quinzena de fevereiro, passou a vigorar a obrigatoriedade da realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT) em todas as bolsas de sangue coletadas pelos bancos de sangue, sejam eles públicos ou privados, do país. Produzido por Bio-Manguinhos, o kit NAT já era oferecido à totalidade de hemocentros públicos.


Uso do NAT trará mais segurança nas transfusões de sangue (Imagem: Ascom / Bio-Manguinhos)
 

O exame reduz a janela imunológica – tempo em que o vírus permanece indetectável – em média de 35 para 12 dias no caso da hepatite C e de 22 dias para 10 dias, no caso do HIV, e será usado na avaliação do sangue a ser usado em doações.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Dimas Tadeu Covas, ressaltou a importância de garantir a aplicação do teste em todo sangue a ser usado em transfusões.

“Agora a Vigilância Sanitária, por meio dos órgãos municipais, deve observar essa necessidade. Não seria admissível haver sangue com e sangue sem NAT, após essa portaria. Quem não respeitar a normativa estará fora da lei”, ressaltou Covas.

Segundo o Ministério da Saúde, de 1999 a 2011 foram notificados 343.853 casos de hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença. A hepatite A é a mais comum (138.305), seguida da B (120.343), C (82.041), D (2.197) e E (967).

A maior parte dos casos notificados no período foi registrada nas regiões Nordeste (31,2%) e Norte (23,3%). Crianças menores de 13 anos representam o grupo mais acometido pela hepatite A e compreendem 75,6% dos casos notificados no país.

Voltar ao topo Voltar