Início do conteúdo

18/11/2014

Fiocruz promove curso internacional de Modelos para Avaliação em Saúde

Danielle Monteiro


Teve início, nesta segunda-feira (17/11), o curso internacional de Modelos Analíticos de Decisão para Avaliação Econômica em Saúde, promovido pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), em parceria com a vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação e a Universidade de York, do Reino Unido. A iniciativa, que se estende até 19 de novembro, tem como objetivo aprimorar a capacidade de elaboração de modelos consistentes para a avaliação econômica em saúde.

O curso será direcionado a 30 profissionais brasileiros que atuam no campo da economia da saúde com conhecimento básico em metodologias de modelagem. É a primeira vez em que sua versão completa ocorre na América do Sul. Por meio experiências práticas e teóricas, é ensinado aos participantes o processo de construção de modelos de avaliação. Presente à mesa de abertura do curso, o diretor do CDTS/Fiocruz, Carlos Morel, destacou que a iniciativa é importante não somente para a Fiocruz, mas também para o próprio Ministério da Saúde, uma vez que vai auxiliar as instâncias do órgão no que diz respeito a melhores decisões de avaliação tecnológica em saúde. “Se surge uma nova tecnologia que o Ministério da Saúde quer incorporar, por exemplo, é preciso estudar os aspectos econômicos, se a tecnologia é eficiente e se seus resultados condizem com seu preço. Existe uma série de técnicas de simulações e métricas econômicas para se fazer essa avaliação e é justamente isso que o curso vai ensinar”, explicou.

O diretor do programa de Avaliação Econômica e de Tecnologia em Saúde do Centro para Economias da Saúde da Universidade de York, Mark Sculpher, destacou que o curso existe há mais de dez anos e já formou um número superior a mil alunos em vários países, como Canadá, Tailândia e Austrália. “A iniciativa tem sido oferecida internacionalmente para ajudar o governo a encontrar medicamentos e tecnologia médica para os sistemas de saúde, contribuindo para que os gestores tomem melhores decisões”, afirmou.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez,  lembrou que a iniciativa se insere na política do país, uma vez que o Ministério da Saúde atualmente tem como prioridade a avaliação de tecnologia voltada a antirretrovirais e medicamentos contra a hepatite. “Esse curso é muito importante e será apenas o começo de um processo em continuação”, destacou. Também esteve presente à mesa de abertura a professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), Patrícia Coelho.

O curso internacional de Modelos Analíticos de Decisão para Avaliação Econômica em Saúde é fruto de convênio assinado entre a Fiocruz e a Universidade de York em 2012. A parceria, firmada para os próximos cinco anos, tem como objetivo promover atividades de investigação conjunta, conferências, seminários, intercâmbio de professores e alunos, cursos, assim como tradução e disseminação de publicações acadêmicas sobre saúde e cuidados de saúde.  

Voltar ao topo Voltar