Início do conteúdo

06/03/2013

Fiocruz Brasília: ações para fortalecer a saúde em escolas de Sobradinho

Lidiane de Souza


A Fiocruz Brasília desenvolve, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), uma série de atividades para aproximar, de forma dinâmica, a comunidade escolar da região de Sobradinho – Sobradinho 1, 2 e Fercal – de temas relacionados à saúde. As ações da instituição integram o projeto Fortalecimento da Ação Intersetorial em Saúde: Apoio à Implementação do Programa Saúde nas Escolas (PSE) em Sobradinho, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde e Secretaria de Educação do DF.


 Vista aérea de Sobradinho, onde é realizado o Programa Saúde nas Escolas

Vista aérea de Sobradinho, onde é realizado o Programa Saúde nas Escolas





O programa Saúde nas Escolas é uma política intersetorial desenvolvida pelo MEC que tem como principal objetivo contribuir para a formação de estudantes de ensino básico público. A contribuição da Fiocruz Brasília se dá por meio de ações de promoção, prevenção e atenção, que visam a melhorar os resultados em saúde no ambiente escolar. Atualmente, o Pecs desenvolve o projeto juntamente com o PSE em quatro escolas: Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 e Carlos Motta, localizados em Sobradinho 2; CEF 4, em Sobradinho 2; e CEF Fercal. A realização do Programa nestes locais é caracterizada pela participação de pessoas de diversos setores, como profissionais da área da saúde, professores, pesquisadores, alunos e comunidade.


As ações promovidas pelo Pecs têm como objetivo estimular e fortalecer a integração entre a comunidade escolar, equipes de saúde da família, unidades básicas de saúde e movimento social, tendo como foco principal as ações de promoção à saúde voltadas para crianças, adolescentes e jovens da região de Sobradinho. Para isso, o programa da Fiocruz Brasília desenvolve e produz materiais que ajudam a facilitar o diálogo entre os diferentes atores que contribuem para o andamento do projeto.


“Esse é o terceiro ano de colaboração da Fiocruz Brasília no projeto. O papel do Pecs é identificar uma estratégia de apoio que incentive o jovem a participar do PSE. A Fiocruz, por meio do Pecs, está contribuindo para a valorização de todos os atores envolvidos. Estamos construindo uma relação de confiança nas escolas”, explica a coordenadora do Pecs, Luciana Sepúlveda. “Muitas das atividades realizadas durante 2012 pelo Pecs junto ao PSE foram tão bem aceitas pela comunidade escolar de Sobradinho que possivelmente muitas delas serão desenvolvidas dentro do programa pedagógico das escolas”, conta a bolsista do Pecs, Izabella Caixeta.


Curso


Entre as atividades previstas para o primeiro semestre de 2013, está a continuidade de um curso para a formação de estudantes do Ensino Médio. Dividido em sete módulos, o objetivo é aproximar tanto as escolas como a comunidade escolar de assuntos relacionados à saúde. Ao todo, nove alunos participam dos módulos, que abordam os seguintes temas: saúde e educação; PSE; democracia e protagonismo juvenil; comunicação e mobilização; e diagnóstico rápido participativo (DRP). O curso foi iniciado em outubro do ano passado. Este ano, ele será ministrado entre os meses de março e maio.


Para este mês, estão previstas aulas na Fiocruz Brasília e nas próprias comunidades, nos dias 6, 8, 11, 13 e 15 de março. No dia 13, os alunos ainda farão uma visita ao Congresso Nacional. A ideia é que, por meio do curso, os estudantes se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido em suas cidades. Um diagnóstico dos problemas enfrentados pela comunidade será produzido pelos próprios alunos, através de mapeamentos feitos durante o curso.


Fiocruz Brasília na Região de Sobradinho


Durante o segundo semestre de 2012, a Fiocruz Brasília, por meio da Coordenação de Gestão e Integração Estratégica (CGIE), intensificou os trabalhos para a implementação do projeto Cidade Saudável é Cidade sem Miséria em Sobradinho, desenvolvido em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), Ministério da Saúde (MS) e outras instituições. O projeto integra as ações da instituição para o DF Sem Miséria e Brasil Sem Miséria (BSM), programas do governo distrital e federal, respectivamente.


Publicado em 6/3/2013.

Voltar ao topo Voltar