Início do conteúdo

14/03/2014

Evento lembra centenário de Leônidas Deane


Com uma vida dedicada à saúde pública, o pesquisador Leônidas Deane é reconhecido como um dos mais respeitados parasitologistas do mundo. Se estivesse vivo, o pesquisador de personalidade emblemática completaria cem anos nesta terça-feira (18/3). Para comemorar o centenário do parasitologista, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoverá uma Sessão Especial do seu Centro de Estudos: Centenário Leônidas Deane: um parasitologista no campo, no laboratório e na sala de aula. A jornada será realizada em 21 de março, das 9h às 17h. A homenagem contará ainda com uma exposição sobre a vida de Leônidas, que ficará em exibição até 11 de abril, das 8h às 17h. As homenagens acontecem no edifício que recebe o nome do expoente parasitologista, Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fundação, e são abertas aos interessados.

O parasitologista Leônidas Deane e sua esposa, a também pesquisadora Maria Von Paumgartten Deane

 

Segundo o pesquisador e organizador da iniciativa, Ricardo Lourenço, do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do IOC, o evento é uma homenagem à figura marcante que Leônidas representou: “Dr. Deane foi um dos maiores parasitologista que tivemos, sendo inclusive uma referência internacional, especialmente por sua contribuição para a entomologia médica, malária e leishmanioses. Queremos lembrar as pessoas da importância dele como pesquisador, não só dentro do laboratório, mas também no trabalho de campo, e professor na sala de aula, já que esse era um dos maiores prazeres dele”, afirmou o pesquisador. Para a jornada estão programadas palestras que discutirão as principais áreas de atuação de Leônidas em vida: malária, leishmaniose visceral, tripanossomas e mosquitos. Os aspectos históricos da trajetória de vida do cientista e sua aptidão para o desenho, muito explorada por ele em atividades de ensino, também serão abordados no evento. Já a exposição contará com um importante acervo de objetos pessoais, fotografias, caricaturas, ilustrações científicas, dentre outras peças, além de documentos que narram a trajetória do parasitologista.

Programação

9h - abertura e boas vindas por Wilson Savino, diretor do IOC
Centenário Leônidas Deane: um parasitologista no campo, no laboratório e na sala de aula (Ricardo Lourenço/IOC)
O gigante franzino (José Rodrigues Coura/IOC)

10h - palestra: Leishmaniose visceral: o que nós acrescentamos às contribuições de Leônidas Deane? (Carlos Henrique Costa/Universidade Federal do Piauí)
Comentários: Elizabeth Ferreira Rangel

11h - palestra: Imagem, ensino e cognição (Isabela Frade/Uerj)
Comentário: Tânia C. Araújo-Jorge

12h - intervalo

13h - palestra: De novo a ameaça das alas amarillas: a disseminação de chikungunya nas Américas (Ricardo Lourenço/IOC)
Comentários: Rita Nogueira/IOC

14h - vídeo: Leônidas Deane discursa no Palácio do Planalto (Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz)

15h - palestra: Epidemiologia e controle da malária na Amazônia rural brasileira (Marcelo Urnabo Ferreira/USP)
Comentários: Cláudio T. Daniel Ribeiro/IOC

16h - palestra: Continuando Leônidas Deane: filogenia e biogeografia de tripanosomas de animais silvestres e de tripanosomatídeos de insetos (Erney P. Camargo/USP)
Comentários: Ana Maria Jansen/IOC

17h - Encerramento

Voltar ao topo Voltar